domingo, 19 de outubro de 2008

E.V.A

MEIOS DE TRANSPORTE





ME PEGARAM NO FLAGRA
HEHE





quarta-feira, 15 de outubro de 2008

domingo, 12 de outubro de 2008

sábado, 11 de outubro de 2008

[red]Veja Mais Gifs[/red]

E.V.A

POTE DE SORVETE DECORADO

PAINEL DO DIA DA ÁRVORE E PRIMAVERA



E.V.A

LINDINHOOOOS

E.V.A

PRESENTINHO PARA O DIA DAS CRIANÇAS FEITO POR MIM E A PROF. ANA CARLA PARA SEUS ALUNOS.


E.V.A


URSINHOOS QUE EU E A PROF. JUCÉLIA FIZEMOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS PARA O PRÉ-ESCOLAR

E.V.A

PAINEL DIA DAS CRIANÇAS



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

MEUS TRABALHOS EM E.V.A






AmOoOoOoO E.V.A



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PROJETO LEITURA NA ESCOLA

O PROBLEMA A SER RESOLVIDO:

LEITURA NA ESCOLA”



JUCÉLIA POSPIEKA LORENZON

CLESIA FÁTIMA GUARAGNI

GEANE MARCIA MIRANDA




PROJETO

LEITURA NA ESCOLA

PROBLEMA

Tendo em vista esse problema iremos realizar pesquisa com pais e membros da comunidade escolar, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos.


Partindo então dessa análise, sentimos a necessidade de buscar métodos para reverter esta situação.


O QUE SABEMOS


O desenvolvimento humano e o avanço das civilizações estão principalmente ligado à evolução dos meios de receber, de comunicar e de registrar o conhecimento e, particularmente, do desenvolvimento da escrita e da leitura.


O homem é essencialmente um animal comunicativo: a comunicação constitui-se numa de suas atividades essenciais. O homem possui a faculdade de aprender em graus, variáveis. A experiência humana não é uma questão momentânea: apresenta continuidade; o homem tem contato com os seus antepassados e descendentes.


Tudo isso graças a linguagem. Essa capacidade de comunicação possibilitou a organização do homem em sociedades complexas além de o manter em contínuo estado de mudança.


E para que nossa linguagem se desenvolva a cada dia mais, é necessário que se faça presente a leitura constante em nosso meio, para assim aprimorar cada vez mais o nosso vocabulário e nosso conhecimento de mundo.


Com base nisto, buscamos desenvolver as aulas de leitura levantando algumas questões, com professores, direção e orientação como:


a) Que critérios o professor deve utilizar para escolher os livros que proporá aos alunos?

b) Que assuntos realmente interessam aos alunos?

  1. Que formas literárias (romance, conto, crônica, poesia, etc.) têm mais aceitação entre eles?

  2. Após vários questionamentos, pensamos desenvolver aulas de leitura com os seguintes objetivos:


OBJETIVOS


* Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a

imaginação, a criatividade e a fantasia.

* Formar leitores críticos e reflexivos.
* Desenvolver a capacidade de ler e compreender textos variados.
* Recuperar a auto-estima de estudantes considerados deficientes, a partir de atividades prazerosas de leitura.
* Exercer a cidadania, a partir do trabalho voluntário, aprendendo enquanto se ensina.


DESENVOLVIMENTO


Serão dadas aulas sob a forma de oficinas de leitura e compreensão de textos diversos: notícias de jornal, de revistas, artigos de opinião, poesias, contos, crônicas, textos didáticos de várias áreas ( em abordagem interdisciplinar), bulas de remédios, embalagens variadas, horóscopo, notícia de fato real de conhecimento dos alunos, e outros. As atividades propostas em leitura abrangem leitura silenciosa, leitura oral individual, leitura oral dramatizada. A partir das leituras, atividades de compreensão são realizadas por meio de debates, discussões, reescrita de textos, produção de bilhetes, cartas (que são efetivamente enviadas, via correio), cartazes, poesias.


PESSOAL ENVOLVIDO


O projeto irá ser desenvolvido com todos os integrantes da unidade escolar, (alunos, professores, funcionários, direção, orientação)


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS


"Quando não entende o que está lendo, qualquer pessoa perde o interesse e para de ler." Esta é a realidade dos alunos que vamos selecionar para participar do Projeto. Não lêem por não ter compreensão. Sentem-se excluídos em suas turmas, não participam das atividades regulares da Escola, eram tidos como deficientes. Sentem-se assim. Começando a aprender a ler, com atendimento individual, em sistema diverso do escolar, extra, começaram a gostar de ler. Entendendo o que lêem, participam, querem ler, querem mostrar os textos que produzem. O avanço é incipiente, porém, animador. Os alunos estão menos apáticos, mais disciplinados.





SÍNTESE

CONTOS DA TRADIÇÃO LITERÁRIA
As narrativas são muito importantes na vida do ser humano. É através da narração que o homem demonstra seus sentimentos e impressões, consegue registrar acontecimentos banais ou de grande impacto, etc.

As narrativas provenientes da oralidade e as produzidas pela tradição literária cujas semelhanças não apagam as diferenças entre elas. As fábulas, lendas, casos de assombração trazem a espontaneidade de produções coletivas, as narrativas estéticas (romances, novelas, contos).

Tanto as narrativas orais como as de cunho literário fazem parte da cultura de um povo, de um país ou de uma região, e tem função de evidenciar, criticar e renovar os comportamentos sociais e individuais. Com isso podem ser um eficaz instrumento de leitura.